A língua portuguesa é a terceira mais falada nos estados norte-americanos de Rhode Island e Massachusetts, segundo uma reportagem da revista brasileira Língua Portuguesa. Portugueses e brasileiros constituem maioritariamente este universo linguístico, que abrange indivíduos em diferentes graus de aculturação. Sobre a experiência de três falantes de português nos Estados Unidos, veja-se o vídeo incluído no trabalho em referência:
No consultório, pergunta-se o que significa chasquiçar, pretende-se saber se laborativo e inatual são palavras bem formadas, levantam-se dúvidas sobre a correção da construção «faz-me lembrar eu» e discute-se a sintaxe do verbo ensinar.
No programa Língua de Todos de sexta-feira, 5 de setembro (na RDP África, às 13h15*; com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), a rubrica Ciberdúvidas Responde foca questões da língua portuguesa falada em Angola, Moçambique e outros países africanos: o que é correto: «convidei-o», ou «convidei-lhe»? É cabelaria, ou cabeleireiro? Pode dizer-se «você levaste»?
Quanto ao programa Páginas de Português de domingo, dia 7 de setembro (na Antena 2, pelas 17h00*), é entrevistada a professora moçambicana Marisa Mendonça (na foto), recentemente nomeada para o cargo de diretora executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.
* Hora oficial de Portugal continental.