A empresa portuguesa de software e conteúdos digitais Priberam, conhecida pelo seu trabalho no processamento computacional da língua, entrou recentemente no mercado espanhol, assinando uma parceira com a empresa espanhola Imaxin.
O ensino do Português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do Plano Nacional de Ensino do Português (PNEP) e do novo programa de Português é o título da obra em dois volumes que aborda o processo de implementação do PNEP – 1.º ciclo, uma iniciativa de desenvolvimento profissional da responsabilidade do Ministério da Educação português.
A Euroscript Portugal organiza um workshop subordinado ao tema O Novo Acordo Ortográfico — A nova realidade em 2012, que terá lugar no Centro de Congressos do Taguspark, Oeiras, no dia 25 de novembro. Inscreva-se aqui.
A partir da atualização deste dia, relevamos uma questão de reflexão: qual a classificação de «para aí»? Quando «para aí» atua como uma unidade no discurso, então, antes de lhe arranjar uma classificação morfossintática, há que lhe depurar as funções semântico-pragmáticas — que são várias, por exemplo:
• a marcação da indeterminação espacial, como em: «Anda para aí uma virose...»
• a marcação de indeterminação temporal, como cantava o Conjunto António Mafra: « Eram para aí sete e pico, oito e coisa, nove e tal.»