Uma equipa de linguistas suecos e americanos, da área da linguística computacional, aplicou técnicas de tradução automática para decifrar um dos códigos mais difíceis, o do Copiale Cipher, um manuscrito de 105 páginas, que parece datar do final do século XVIII. O volume contém 75 mil caracteres, numa desconcertante mistura de símbolos misteriosos e letras romanas.
Decorreu na Faculdade de Economia da Universidade da Cidade do Cabo um seminário sobre língua e cultura portuguesa — Caminhos da Língua Portuguesa na Cidade do Cabo — organizado pelos leitorados de Português do Instituto Camões e da Universidade Eduardo Mondlane.
Em estruturas de coordenação com advérbios em -mente, como «rápida e eficazmente», «única e exclusivamente», o primeiro elemento é advérbio, ou adjetivo? Sabemos que muitas vezes o advérbio assume a forma de adjetivo, como em «O Zé comeu rápido» ou «O Manel fala alto». Mas, se há razões para considerar o primeiro elemento um advérbio (como é demonstrado em Afonso, 2002), então como explicar que esse primeiro elemento seja acentuado — como, de facto, deve ser? Talvez porque nem sempre a tradição ortográfica siga critérios de ordem linguística. É este o problema abordado numa das respostas da atualização deste dia.