Palavras esdrúxulas, ou graves? - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Palavras esdrúxulas, ou graves?
Palavras esdrúxulas, ou graves?
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 1K

Palavras como história, área ou vário, que têm encontros vocálicos átonos em posição final, têm um acento gráfico que as torna aparentemente esdrúxulas (ou proparoxítonas), mas a verdade é que podem ser encaradas como graves (ou paroxítonas), e daí chamar-se-lhes «falsas esdrúxulas». A esta particularidade alude uma das novas respostas do consultório, onde se esclarecem ainda dúvidas sobre o uso do particípio passado sujeito e a locução «devido a». Na rubrica Pelourinho, divulga-se um texto proveniente de Angola mas que diz respeito aos falantes de português em geral, porque foca um vício que afeta o rigor de expressão – o pleonasmo sem função expressiva.*

* A leitura deste artigo requer alguma cautela, porque nem todos os casos aí mencionados são verdadeiros erros. Com efeito, alguns pleonasmos, pela sua expressividade, são legítimos em certos registos de língua, sobretudo os de grande informalidade; outros fixaram-se no uso e deixaram de ter uma interpretação literal («já agora»). Mesmo assim, trata-se de uma curiosa chamada de atenção para os cuidados a ter com as muitas redundâncias que atrapalham o próprio pensamento.

Portuguese language foreign classesTodos os interessados ainda podem inscrever-se nos cursos em linha de Português Língua Estrangeira (Portuguese as a Foreign Language) organizados pela  Ciberescola da Língua Portuguesa e pelo sítio associado Cibercursos. Recorde-se que nestas plataformas se encontram igualmente recursos diversificados para apoio e complemento do ensino do português como língua materna ou estrangeira (consultar o Facebook e a rubrica Ensino).

ajuda contributo CiberduvidasComo projeto consagrado à divulgação, ao esclarecimento e ao debate de temas da  língua portuguesa, o Ciberdúvidas não dispensa os contributos dos consulentes para a sua manutenção. A todos eles, dirigimos um reiterado pedido de ajuda, antecipando os nossos agradecimentos.