1. A jusante da recente polémica gerada no Brasil em torno de "os livro", e concordâncias similares, presentes no livro escolar Por Uma Vida Melhor, Sírio Possenti, no seu espaço regular do Terra Magazine, desenha a caricatura da pseudo-investigação feita pelos media sempre a campear em questões de língua e usos linguísticos. Um texto, simplesmente, sarcástico.
2. Mas, ainda: aceitando que só a norma culta é válida, como explicar a dicionarização de bitaite, por exemplo?
3. Défice, juros, rating, dívida, mercados, bolsas, bancarrota... é este o campo lexical que invade os media e as redes sociais. E um caso particular de publicidade.
4. No programa Cuidado com a Língua!* do dia 30 de Maio, na RTP 1, por volta das 21h05**, o actor Joaquim Monchique é o convidado, à volta de carcaças, papo-secos e de todo o mundo de uma padaria de muitas e curiosas expressões linguísticas. Por exemplo, «ganhar o pão com o suor do seu rosto» e a sua origem bíblica. E, entre alguns dos habituais tropeções e outros pontapés na gramática (por exemplo, o recorrente “precaridade”), falar-se-á ainda das novas regras do uso hífen, na rubrica O que (não) muda com o Acordo Ortográfico.
* Com repetição nos demais quatro canais da televisão pública portuguesa, ficando ainda disponível na página da RTP na Internet, no sistema podcas
** Hora oficial de Portugal continental.
.