Luzes e sombras à volta da língua portuguesa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Luzes e sombras à volta da língua portuguesa
Luzes e sombras à volta da língua portuguesa
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 459

1. De férias e com o consultório interrompido até ao próximo mês de setembro, deixamos desde esta data um novo texto do professor Edno Pimentel, publicado no jornal angolano Nova Gazeta, à volta dos usos do português no seu país. Maus usos como é o caso particular desta frase: «Estão a te chamar no chefe».

 

 2. Fica também a referência a este novo projeto jornalístico, que nos chega da Galiza: Luzes. Será mensal, editado em papel, a partir do próximo outono, de forte componente cultural. Trata-se de uma iniciativa, entre outros dinamizadores, do escritor, poeta, ensaísta e jornalista galego Manuel Rivas, que na sua versão da Internet prevê a inclusão de conteúdos em português, para além dos que forem publicados em galego e em espanhol.

 

3. Terceiro registo para a campanha SOS Ciberdúvidas, na qual apelamos à generosidade de quantos, por esse mundo fora, reconhecem a importância deste espaço de esclarecimento, informação e debate à volta da língua portuguesa em toda a sua diversidade geográfica. Mais informações disponíveis no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Os nossos agradecimentos antecipados.