1. Fora dos meios especializados, o estilo de José Saramago (1922-2010) popularizou-se pela marca inconfundível dos períodos extremamente longos, reminiscentes de certa linguagem arcaica, como acontece em Memorial do Convento (1982). A propósito deste livro extraordinário, a rubrica O Nosso Idioma divulga um apontamento de Luís Francisco Rebelo, donde se salienta a seguinte passagem: «o romance deve muito da sua força narrativa ao estilo incomparável de Saramago, ao seu perfeito domínio da língua portuguesa, a que este livro é uma permanente homenagem [...].»
2. Embora o consultório do Ciberdúvidas se encontre interrompido até ao dia 5 de Setembro, continuaremos a divulgar aqui informação relevante sobre usos, teoria e ensino da língua portuguesa. Além disso, os conteúdos de Ciberdúvidas mantêm-se disponíveis no Facebook. Para outros assuntos, deixamos este endereço: ciberduvidas@ulusofona.pt.
3. A Fundação Vodafone Portugal lançou um programa destinado a financiar a colocação de profissionais qualificados junto de instituições de solidariedade social. Inicialmente, serão seleccionados seis profissionais qualificados para trabalharem em duas instituições e em dois organismos municipais portugueses. Mais informação nas Notícias.