Galiza sem português na escola pública - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Galiza sem português na escola pública
Galiza sem português na escola pública
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 238

Galiza1. Da Galiza, chegam notícias surpreendentes. Uma proposta do Bloco Nacionalista Galego (BNG) no sentido de incluir o português entre as línguas estrangeiras oferecidas pela escola pública galega foi rejeitada pelo actualmente maioritário Partido Popular, com a acusação de a iniciativa ter carácter ideológico. Sobre este assunto, a rubrica Controvérsias divulga um texto galego, escrito numa variante da ortografia da língua portuguesa.

2. O Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) vai organizar em 24 de Março de 2011 uma jornada para apresentação dos trabalhos em curso nos seus três grupos de investigação (Língua e diversidade linguística, Discurso e literacia, Léxico e modelização computacional). Mais informações no sítio do ILTEC.

3. O novo acordo ortográfico também afecta a grafia de alguns topónimos — assim o revela uma das respostas da nova actualização do consultório.