No Brasil, decorreu de 3 a 7 de julho a 11.ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), dedicada ao escritor brasileiro Graciliano Ramos (1892-1953). Dos vários colóquios ("mesas") que integraram este acontecimento, salienta-se "Lendo Pessoa à beira-mar", no qual dois nomes maiores do espetáculo e da vida académica do Brasil, a cantora Maria Bethânia e a investigadora Cleonice Berardinelli, leram e comentaram textos do poeta português Fernando Pessoa (1888-1935). Aqui fica o registo dessa sessão, realizada em 5 de julho:
A Ciberescola da Língua Portuguesa procura colaboradores ao abrigo do programa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) – Estágios Profissionais. Os candidatos devem ser mestres em Português Língua Estrangeira e ter menos de 30 anos. Mais informação aqui.
O consultório está interrompido até setembro, mas há ainda respostas a dar, muito concretamente, sobre como referenciar passagens da Bíblia, translinear a palavra biblioteca e encontrar a origem de um nome próprio pouco frequente, Antóvila. Nas demais rubricas, assinale-se um novo artigo no Pelourinho, para, em alusão à crise política em Portugal, lembrar que irrevogável e revogável não são, obviamente, sinónimos. Como sempre, todos estes conteúdos se encontram disponíveis no Facebook.
Para apoiar a continuação deste serviço gratuito e de acesso universal, renovamos este apelo: clique no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita; mais informações aqui) e fique a saber como pode dar o seu contributo. Os nossos agradecimentos antecipados.