Expressões populares e formação de palavras - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Expressões populares e formação de palavras
Expressões populares e formação de palavras
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 919

Dois temas abrangem as respostas deste dia — o significado e a origem de três expressões correntes/populares («Nunca mais é sábado», «és mesmo um galego» e «filhos da Igreja») e a formação de palavras (de literatura e de além-mar) —, o que evidencia o desejo de se conhecer as raízes da língua, assim como o do conhecimento da atual terminologia linguística (adotada, em Portugal, pelo Dicionário Terminológico), clara manifestação da consciência do valor do domínio do idioma materno.

 

Dracma é feminino ou masculino? Veja-se a confusão que anda pela imprensa portuguesa, num texto do jornalista Wilton Fonseca publicado no "i", que colocámos na rubrica Pelourinho.

 

texto<br><br> descritivo da imagem

 

texto descritivo da imagem