Exames de Português regressam ao 1.º ciclo do ensino em Portugal - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Exames de Português regressam ao 1.º ciclo do ensino em Portugal
Exames de Português regressam ao 1.º ciclo do ensino em Portugal
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 310

Em Portugal, pela primeira vez em mais de 30 anos, realiza-se em 2013 a prova final de Português do 1.º ciclo do ensino básico. O dia já está marcado: é o 7 de maio. Conforme estipulado no despacho que, em dezembro, fixou novas regras de avaliação para os estudantes dos ensinos básico e secundário, os alunos do 4.º ano que chumbarem nos primeiros exames terão a possibilidade de repetir estas provas em 9 e 12 de julho.

 Há temas que nunca se esgotam, como os abordados neste dia em três novas respostas, retomando a discussão sobre a pronúncia do nome próprio Egipto/Egito ou o uso do hífen com o substantivo modelo e os advérbios bem e mal enquanto elementos de formação de palavras.

No Correio, dá-se conta do desapontamento de um consulente pela perda de funcionalidade da nova plataforma. O Ciberdúvidas responde-lhe, prestando um esclarecimento que é também devido a todos os outros utilizadores deste serviço. Por isso, enquanto resolvemos este problema gradualmente, agradecemos qualquer informação enviada a respeito de erros detetados através da hiperligação que, para o efeito, se encontra no fundo de cada página visionada.

Lembramos que os conteúdos do Ciberdúvidas se encontram igualmente disponíveis pelo Facebook e por meio de uma aplicação para smartphones com o apoio da Fundação Vodafone Portugal.

Já o dissemos anteriormente: expandir o português é também aprender outras línguas. É o que propõe o programa gratuito de aprendizagem colaborativa da Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa, que conta já com 61 inscritos, com cerca de 15 pares a funcionar, que combinam o português com os seguintes idiomas: português-inglês; português–francês; português–polaco; português–galego; português–espanhol. Mas o leque de línguas oferecido pode ampliar-se ainda mais; para tanto, precisa-se agora de falantes do português (de qualquer país de língua oficial portuguesa) interessados em aprender russo, romeno, alemão e sueco. Inscreva-se!

A direção da Associação Portuguesa de Linguística (APL) declara aberto, até ao dia 31 de março, o período de candidaturas ao Prémio de Investigação APL/2013. De acordo com o regulamento, poderão ser apresentados trabalhos de autoria individual ou coletiva, assinados por sócios não doutorados, respeitantes ao português e com uma extensão entre 16 000 e 48 000 palavras.

Para poder continuar a usufruir deste serviço gratuito, destinado ao esclarecimento e debate de questões sobre a língua portuguesa, porque não juntar-se ao grupo de amigos que criou a campanha SOS Ciberdúvidas? Solicite toda a informação pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.