Prossegue neste dia o colóquio “Cânone, Margem e Periferia nos Espaços da Língua Portuguesa”, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas daquela faculdade, no qual mais de uma centena de investigadores nacionais e internacionais se reúnem para debates em torno da literatura, do multiculturalismo e das políticas de língua, entre outros temas. Todos os eventos estão abertos ao público, com entrada livre; o programa de conferências, mesas-redondas e comunicações individuais pode ser consultado aqui.
Falar em direto na rádio ou na televisão é uma situação que, por várias razões, favorece uma maior frequência de erros gramaticais. A propósito desta realidade, o Pelourinho acolhe mais uma crónica de Wilton Fonseca, originalmente publicada no jornal i, sobre o uso descuidado das regências verbais na comunicação social portuguesa. No consultório, dá-se atenção ao léxico, em especial aos nomes de certos países que podem, ou não, exigir artigo definido.
No Facebook, estes e outros conteúdos estão também disponíveis em registo áudio, como é o caso desta resposta sobre disfemismo, metáfora e hipérbole.
Continua a campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os interessados em participar neste movimento podem solicitar esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.