Na atualização do consultório, recordam-se uma vez mais as funções sintáticas de tudo; o uso da palavra time como sinónimo de equipa na variante brasileira do português; o significado do adjetivo participial amolegado e a origem etimológica dos verbos amolegar e amolgar.
Estes e outros conteúdos encontram-se disponíveis também no Facebook e na aplicação para smartphones, com o apoio da Fundação Vodafone.
«Não tem de quê», «de nada» ou «nada» são fórmulas de cortesia que os falantes de português usam regularmente no seu dia a dia. Estas fórmulas, sendo parte integrante da língua portuguesa, estão sujeitas a variações no espaço e no tempo. A propósito da sua simplificação, vale a pena chamar a atenção para um bem-humorado apontamento, assinado pelo jornalista Henrique Monteiro.
Renovamos a nossa palavra de gratidão a todos os que gentilmente têm contribuído para a manutenção da atividade do Ciberdúvidas, serviço universal de acesso livre e aberto ao contributo de todos em prol da língua portuguesa. Para contribuir, prima o botão “Faça aqui o seu donativo” (nesta página, em cima, à direita; para mais informações, siga esta ligação).