Os alunos portugueses na faixa etária dos 15 anos não compreendem o que lêem. No geral, os estudantes não vão além da detecção do tema principal do texto, segundo um estudo realizado pela rede Eurydice, divulgado recentemente pela União Europeia. O estudo tomou por base os resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) de 2000 e de 2009. Portugal revelou uma melhoria, mas continua abaixo da média.
A situação dos alunos portugueses do 4.º ano é desconhecida, pois Portugal não participou no estudo realizado para esse efeito, o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study).
E, afinal, para quê ler? E, em particular, para quê ler ficção? Um estudo canadiano de psicologia concluiu que a leitura de ficção ajuda a melhorar a empatia e o relacionamento social dos leitores.
E uma boa notícia: a Universidade de Macau iniciou mais um curso de Verão de Português Língua Estrangeira com 342 alunos inscritos, de um grupo de 540 candidatos — um número consideravelmente superior ao de anos transactos.