Acordo Ortográfico alimenta debate aceso - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Acordo Ortográfico alimenta debate aceso
Acordo Ortográfico alimenta debate aceso
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 505

cplp1. Depois do debate sobre o Acordo Ortográfico no parlamento de Portugal, divulgamos os ecos desse acontecimento na comunicação social portuguesa. Sobre o mesmo assunto, damos acesso à polémica entre Vasco Graça Moura e Vital Moreira e incluímos uma crónica de Rui Tavares publicada no jornal Público.

2. A insatisfação espreita duas respostas desta actualização: não encontramos elementos que expliquem claramente a origem do apelido Fatel; e há verbos como aspirar, assistir, obedecer e visar, de comportamento sintáctico desconcertante. Apesar disso, a língua sabe manter a sua coerência: percebe-se assim que lactante não é o mesmo que lactente; e descobre-se que alvorecer e alvorada derivam de alvor.