No dia em que grupo editorial português Impresa (que detém vários periódicos e canais de televisão) passou a aplicar o Acordo Ortográfico, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, decorria o lançamento do Lince, o conversor ortográfico produzido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional. Financiado pelo Fundo da Língua, já se encontra disponível no Portal da Língua, donde poderá ser descarregado graciosamente – a exemplo do Vocabulário Ortográfico do Português (europeu), este a partir do dia 18, na sua definitiva versão. Boas notícias para a (boa) aplicação do Acordo Ortográfico em Portugal.
A divulgação de um artigo sobre a evolução da ortografia e o estado actual de aplicação do Acordo Ortográfico motivou um breve diálogo entre Francisco Miguel Valada e Edite Prada. Vale a pena ler.
O português, se comparado com as demais línguas românicas, é a língua com mais diversidade no que toca à produção de construções clivadas. Mas serão as frases clivadas frases simples, ou complexas?