Boas notícias: retomamos neste dia as atualizações regulares, depois de o Ministério da Educação e Ciência de Portugal ter renovado os destacamentos dos professores que formam a equipa que garante o funcionamento quer do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa quer da Ciberescola da Lingua Portuguesa e dos Cibercursos.
O consultório passa, portanto, a estar novamente disponível, e novos artigos voltam a ficar em linha, como é o caso de:
– "Vandalismo ortográfico", um texto do linguista brasileiro Carlos Alberto Faraco, sobre as controversas propostas dos defensores, no seu país, da eliminação do h inicial e do hífen ou da substituição do ch pelo x. Disponível na rubrica Acordo Ortográfico;
– em O Nosso Idioma, um apontamento do jornalista e professor angolano Edno Pimentel, a propósito de perca, não como designação de um peixe, mas, sim, enquanto contestada variante de perda;
– e, no Pelourinho, uma crónica do jornalista luso-brasileiro Wilton Fonseca, saída no jornal i em 25/9/2014, sobre o uso do substantivo reunião.
E assinalamos, ainda, esta notícia divulgada pela agência Lusa sobre a primeira bebé nascida em Lisboa a quem foi dado o nome em mirandês: Lhuzie (equivalente a Luzia em português) – neta do principal dinamizador da língua mirandesa em Portugal, Amadeu Ferreira, e filha do linguista José Pedro Ferreira, investigador do ILTEC.
Na Ciberescola da Língua Portuguesa e nos Cibercursos mantém-se o acesso livre a materiais para apoio do ensino e aprendizagem do português (língua materna e língua não materna). Mais informações, designadamente sobre aulas individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language), no Facebook e na rubrica Ensino.
No programa Língua de Todos (sexta-feira, 26/09, às 13h15* na RDP África; com repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 9h00*), fala-se da importância crescente do português na China e para os chineses. No domingo, 28/09, às 17h00*, na Antena 2, no programa Páginas de Português, ressaltam dois temas: o ensino do português neste início do ano escolar de 2014/2015, em Portugal; e os novos desafios do Instituto Camões, depois da Cimeira da CPLP, em Díli, em julho p. p.
* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.