Em Portugal, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, durante as comissões parlamentares de Negócios Estrangeiros e Orçamento e Finanças, que decorreram no passado dia 14 na Assembleia da República, defendeu que, no próximo ano, o objetivo do seu ministério será o de reduzir em 4,2% as despesas do ministério, mantendo no entanto opções estratégicas no que toca ao ensino do português no estrangeiro.
Na emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, 16 de novembro (na RDP África, às 13h15; com repetição no dia seguinte às 9h15) pergunta-se: o que é lenda e o que é mito? E o que diferencia o termo digital do termo eletrónico? Finalmente: «certeza absoluta» é, ou não, uma redundância? E repetir e «fazer de novo» querem dizer exatamente o mesmo?
É lançado neste dia o livro branco A Língua Portuguesa na Era Digital, no contexto do workshop com o mesmo título que reúne especialistas internacionais na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, tendo por objetivo debater os atuais desafios colocados à língua portuguesa. O evento é transmitido em linha aqui.
Os contrastes semânticos estão em foco na nova atualização: qual é a diferença entre aventuroso e aventureiro? E entre «ao longe» e «de longe»? Voltam igualmente as dúvidas sobre sintaxe: um sujeito simples pode incluir um substantivo no plural? No Correio, um consulente tece críticas ao Dicionário Terminológico.
Para viabilizar o Ciberdúvidas como projeto sem fins lucrativos e de acesso gratuito, reitera-se o apelo à participação na campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos poderão ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.
Se quer aprender português, os Cibercursos propõem-lhe aulas de Português Língua Estrangeira (PLE) e o Programa de Aprendizagem Colaborativa. Informe-se aqui, nas Notícias e no grupo Cibercursos no Facebook.
height:
2px;">