Lexicógrafos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) encontram-se reunidos em Cabo Verde para definir a metodologia destinada a fundir os dois vocabulários, que já existem em Portugal e no Brasil, num só, partindo de uma base informática comum e usando critérios uniformes de incorporação das palavras.
Será, provavelmente, o texto crítico do Acordo Ortográfico mais completo de todos os que se escreveram ultimamente sobre os critérios em que assentou, e no que resultou, a nova reforma do português escrito, que em Portugal passou a ser adotada nas escolas do ensino básico e secundário. Viagem guiada ao reino da falácia, escrito pelo professor universitário Fernando Venâncio para o número 105 da revista Ler, fica disponível, desde esta data, também aqui no Ciberdúvidas.
O programa Língua de Todos de sexta-feira, 30 de setembro (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, dia 24, às 9h15*) conta com as autoras Sandra Duarte Tavares e Sara de Almeida Leite, a propósito do seu recém-editado livro Quem Tem Medo da Língua Portuguesa?.
Na emissão do Páginas de Português de domingo, 1 de outubro (às 17h00*, na Antena 2), tomam assento os seis anos do Museu da Língua, na Estação da Luz, em São Paulo, no Brasil. Um balanço pelo seu diretor executivo, António Morais Sartini, que pretende um maior envolvimento dos demais países da CPLP. Outro convidado do programa é o professor da Universidade Lusófona Alexandre Caldas, insurgindo-se contra a inexistência de uma estratégia de educação em ciência no âmbito da cooperação portuguesa com os PALOP e Timor.
Voltamos a lembrar que, caso o consulente pretenda apenas uma atestação da nova forma gráfica de palavra, pode sempre recorrer ao Portal da Língua Portuguesa e obter aí resposta instantaneamente, pesquisando no Vocabulário Ortográfico do Português, que é o guia oficial da língua em Portugal. Para o Brasil, o mesmo poderá ser feito com o acesso ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras.
* Hora oficial de Portugal continental.
** Com repetição nos demais quatro canais da televisão pública portuguesa, ficando ainda disponível na página da RTP na Internet, aqui.