DÚVIDAS

Milésimo milionésimo

Venho perguntar como nos devemos referir ao ordinal [correspondente a] mil milhões (1 000 000 000.º)? Uma pesquisa no Google levou-me a "bilionésimo". Contudo, esse termo está de acordo com a escala brasileira/anglo-saxónica, que utiliza o bilião (bilhão/billion) nos casos em que se recorre ao milhar de milhões, em Portugal. A minha pesquisa no Ciberdúvidas levou-me a uma [resposta] que faz referência ao "dois milésimo" e "bimilionésimo", quando relativo ao ordinal de dois mil. Poder-se-á usar essa regra para um ordinal da ordem de mil milhões ficando "mil milésimo"?

Agradeço antecipadamente as vossas respostas.

Resposta

Respondo separando as suas dúvidas em cada um dos termos.

Ordinal de mil milhões.

Na pág. 184 da 3.ª edição do livro de Guilherme de Almeida: Sistema Internacional de Unidades, considera-se para Portugal: o milhão (106), o mil milhões (109) e o bilião (1012).

Observemos agora os seguintes factos: É costume a última posição dum conjunto cujo total é um dado número cardinal ser representado pela mesma designação que uma das partes em que o total é dividido pelo mesmo número (ex.: «o clube está na décima posição», «pagou uma décima do valor»). Repare que o determinante caracteriza a diferença («a décima», «uma décima»).

Ora para representarmos o ordinal de mil milhões basta-nos pensar como representar a fração resultante de um total que foi dividido em mil milhões. Consideremos uma unidade dividida num milhão de partes: 1/106; se agora dividirmos uma dessas partes mil vezes: 1/103 x 1/106, teremos um milésimo de um milionésimo; ou, simplificando: um milésimo milionésimo: 1/109. Então, o ordinal de 109 será, no raciocínio acima, o milésimo milionésimo no conjunto (o último de um conjunto de mil milhões).

Bilionésimo: Na convenção que adotamos em Portugal, será o ordinal de 1012.

Bimilionésimo: Na convenção que adotamos em Portugal será o ordinal de 2 x 106 (prefixo latino bi-: duas vezes).

*"Dois milésimo", ordinal de 2 x 103: Não recomendo esta representação. A mensagem percebe-se, mas a lógica será bimilésimo. Repare que usando um termo corrente, não dizemos "dois centenário", mas bicentenário.

*"Mil milésimo": Também não recomendo. Como ordinal de 1000 x 103 seria até uma redundância, porque seria o milionésimo: ordinal de 106. Notar que se tomarmos mil milésimos de uma unidade: 1000 x 1/103, obtemos a própria unidade, um cardinal.

*"Mil milionésimo": Também não recomendo esta representação como ordinal, por tudo o que acima foi exposto. Notar que se tomarmos mil milionésimos de uma unidade: 1000 x 1/106 = 1/103 , obtemos um milésimo dessa unidade, um cardinal.

Nota Final

É preciso cuidado com as consultas na Internet. Se forem feitas em enciclopédias, ou em entidades responsáveis, merecem confiança; mas se se baseiam na pesquisa por motores de busca, deve-se lembrar que o motor se limita normalmente a selecionar preferencialmente o maior número de ocorrências; ora nada garante que estas estejam nas normas consagradas. A Internet, com todas as suas virtudes é ainda infelizmente um mundo quase libertário. Tenta-se presentemente impor alguma regulação, mas ainda não há decisões concretas.

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa