DÚVIDAS

Os naturais de Estocolmo, de Oslo e de Helsínquia

É certo que em português não existem termos para designar os habitantes de Estocolmo, Oslo ou Helsínquia, mas tal é algo que pode ser porventura alterado.

Por certo que concordam que os gentílicos estrangeiros começam sempre por ser neologismos.

Pedia-vos então, pois necessito para um trabalho que estou a realizar, que me sugerissem termos para os habitantes das três capitais nórdicas Estocolmo, Helsínquia e Oslo.

Se existe madrileno, londrino, parisiense, berlinense, romano, nova-iorquino, por certo que seria possível sugerirem-me termos que designassem os habitantes das cidades que refiro.

Resposta

O gentílico de Estocolmo é holmiense (vide, por exemplo, o Dicionário de Gentílícos e Topónimos) e o de Helsínquia é helsinquiano (cf. Saber Escrever, Saber Falar, de Edite Estrela, Maria Almira Soares e Maria José Leitão, ed. Dom Quixote, Lisboa).

Já no que concerne à outra capital nórdica, prevalece a regra nos casos sem gentílico directamente associado. Portanto: habitante/natural de Oslo.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa