Idem (o mesmo, também) e ibidem (no mesmo lugar, na mesma passagem) são expressões latinas, adjectivo a primeira e advérbio a segunda, muito utilizadas nas citações bibliográficas para se evitar a repetição do que acaba de se escrever. Nas citações bibliográficas e, por analogia, naquelas secções de jornais, por sinal muito lidas, tipo "Diz-se".
Só que, nalguns jornais, quem o faz não sabe o elementar. E um erro várias vezes repetido, já se sabe, pega-se mais facilmente que lepra. Mesmo que seja um disparate, ignorância pura de quem o veicula. Que dizer se quem o faz tinha obrigação (até) profissional de não o fazer? Pedir-lhe(s), ao menos, que trate(m) de aprender o que não sabe(m).
Basta ir a um qualquer dicionário: idem aplica-se às pessoas (isto é, ao mesmo autor de uma outra citação) e ibidem serve para remeter para o mesmo órgão de informação da anterior citação. Por isso, quando se trata de voltar a citar outra frase do mesmo autor transcrito do mesmo sítio, põe-se idem, ibidem e não só "ibidem".