Como dizer os dias em chinês? - Diversidades - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Outros Diversidades Artigo
Como dizer os dias em chinês?
Como dizer os dias em chinês?
Uma faceta intuitiva do mandarim e do cantonês


A língua chinesa (em termos de escrita, o mandarim é igual ao cantonês) pode ter as suas dificuldades, mas tem facetas intuitivas que facilitam a sua aprendizagem.

Por exemplo, «Cuidado!» diz-se «xiǎo xīn!» (小心), literalmente «coração pequeno» (numa situação de perigo ficamos com o coração apertadinho) e «semáforo» diz-se ‘hóng lǜ dēng’ (红绿灯), literalmente «vermelho verde luz»!

Em chinês, «dia» diz-se «tiān» (天), a mesma palavra para «céu». Cada dia é um céu… E um mês, «yuè» (月) é uma lua, pois o ciclo lunar dura aproximadamente um mês.

«Semana» pode ser «zhōu» (周) ou «xīng qí» (星期). Então como será «segunda-feira»? Para os chineses, esta é o primeiro dia da semana, logo diz-se «zhōu yī» ou «xīng qí yī» ou seja «o um da semana» («yī» significa «um»). Terça-feira é, claro, «zhōu èr» ou «xīng qí èr», o dois da semana. E assim vamos até sábado, que é o seis da semana.

E o domingo? Se estou a perguntar, é porque não é o «sete da semana». Não! Domingo é «zhōu tiān» ou «xīng qí tiān», ou seja, o dia da semana!

Outra curiosidade: se, por exemplo, numa segunda-feira dissermos «a próxima terça-feira» estaremos a falar da terça-feira da semana seguinte. Se quisermos falar do dia seguinte, teremos de dizer «esta terça-feira»!

Também, se, a meio da semana, dissermos «este fim-de-semana» estamos a falar do fim-de-semana seguinte, pois, como a semana começa na segunda-feira, o fim-de-semana faz parte da semana anterior.

Fonte

texto publicado no blogue Certas Palavras, no dia 2 de maio de 2019. Escrito conforme a norma ortográfica de 1945.

Sobre o autor

Tem 53 anos e é engenheiro electrotécnico de formação. Actualmente, trabalha num centro de investigação em energia. Tem interesse pela vida das palavras: como surgem e como vêem evoluir o seu significado.