Expansão da Língua Portuguesa - Antologia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Início Outros Antologia Artigo
Expansão da Língua Portuguesa

Sejam quais forem as reacções necessárias e fatais entre a grandeza de um povo e a difusibilidade da sua língua, o certo é que poucos povos teem tido uma história tão grande como o povo português,  e que também poucas línguas teem hoje uma geografia tão dilatada como a portuguesa língua.

E basta às vezes pensar na vastidão do território onde ela é entendida, e onde são amadas e mais ou menos cultivadas as suas graças e louçanias, para se dissipar em nós esse vago receio de que venha a desaparecer algum dia da face do globo essa língua, em que tão belas obras-primas teem sido moldadas.

Fonte

Trecho de uma carta (publicado no n.º 10 da Revista Moderna, de Paris, 20 de Novembro de 1897) in Paladinos da Linguagem, 2.º vol., Paris-Lisboa, Aillaud e Bertrand, 1922 (manteve-se ortografia da fonte)

Sobre o autor

Raimundo Correia nasceu em 1860 e foi um juiz e poeta brasileiro. Publicou com apenas 19 anos o volume de versos Primeiros Sonhos (1879). Em 1883 deu-se a publicação da importante obra poética Sinfonias, que o consagrou. Seguiram-se-lhe os volumes Versos e Versões (1887) e Aleluias (1891).