DÚVIDAS

Uma resposta clara para a criação de um poema

Só venho mesmo cumprimentar. Senti necessidade de encontrar os termos exactos para definir a designação de significado literal das palavras e os eu contexto simbólico, esquecida que estava dos conceitos de denotação e conotação que sabia existirem. A vossa explicação é muito clara.

Obrigada.

P.S.:—Esta necessidade surgiu de uma tentativa, já longa de escrever uns versos para uma canção a pedido dos meus filhos, que querem um texto sobre a Nazaré para musicar. Comecei por criar uma lista de palavras para definir a Nazaré, com âmbitos diferentes, e comecei a arrumá-las segundo um ritmo de acordo com a fonética e com o seu contexto. Conclusão: surgiram várias hipóteses de arrumação e pensei em criar um exercício que consistiria em dar a oportunidade às pessoas de construírem o seu próprio poema.

Para explicar, terei que dizer como surgiu a ideia.

Pediram-me que criasse uns versos para musicar e o tema é a Nazaré (...). Comecei por definir o contexto e fiz uma listagem de aspectos que caracterizam o tema e que podia incluir no texto. Depois fui arrumando em versos, segundo o contexto lexical e uma espécie de cronologia da história da Nazaré. Formulei várias soluções possíveis, jogando com as palavras, mudando a relação entre elas, a sequência, o ritmo (...). Depois fiz uma lista de palavras que definem uma realidade concreta, mas também uma recordação que tem implícita uma emoção pessoal.

O ponto de partida foi o seguinte texto (...):

A Nazaré

É paisagem

Emoção

Recordação

Como onda, como nuvem, como céu

Como barco, como rede,

Como sol, como espaço, como aragem, como vento

Entretanto, fui jogando com as palavras e os conceitos e mudando também os subtemas, digamos assim : além da paisagem, também procurei explorar a tradição , a história, o contexto cultural... Difícil é decidir qual a solução mais adequada e e interessante além do próprio ritmo do texto para musicar (...)
Foi assim que surgiu a ideia de fazer uma oficina com criança e adultos (?) dando o tema e o contexto lexical e a partir dos exemplos, brincar com as palavras arrumando-as de varias maneiras (...).

 

O consulente segue a norma ortográfica de 45.

Resposta

Apraz-nos sempre registar que as nossas respostas são claras, úteis e capazes até de motivar propostas criativas entre crianças e adultos, sobretudo nestes tempos de pandemia, em que para o confinamento formas construtivas de escape podem ser como janelas abertas. Agradecemos, portanto, à consulente as palavras de apreço e a comunicação da sua experiência.

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