Agradecemos uma vez mais o seu alerta. Gostávamos só de acrescentar que human remains são «restos mortais»; e peneireiro pode também ser «homem que faz ou vende peneiras» ou «que trabalha com peneiras».
Caro Ciberdúvidas,
Venho, mais uma vez, em acção de protesto, pela forma calamitosa como os canais temáticos da nossa televisão, e em particular o canal História, tratam o nosso idioma e, até, como lhes é estranha a cultura geral mais rudimentar.
Comecemos por aqui.
O episódio em causa refere-se às conquistas tecnológicas da China no tempo dos imperadores.
«... os esqueletos do bicho-da-seda (eram usados para adubar a terra).»
Tal e qual!
Portugal é com certeza o único país do mundo inteiro em que se ensina que um verme tem… esqueleto!
Deixai-me fazer um avanço ao que deve ter acontecido.
O tradutor, com human remains na tonta cabeça, e vendo no guião remains, tratou logo de traduzir por «esqueletos». Aliás, diga-se de passagem, o termo indicado, human remains, refere-se à totalidade do cadáver e não apenas da parte do corpo humano constituído pelo tecido ósseo.
Agora o pontapé na gramática:
«... peneireiro, como o instrumento constituído por uma caixa circular de madeira, sendo o fundo de rede metálica, e que serve para separar o grão dos cereais da palha.»
Quer dizer, o erro é duplo, pois a palavra adequada seria crivo, peneireiro soando a peneiro, peneira. Quanto a peneireiro, é, toda a gente sabe, uma ave de rapina ainda não extinta.
E assim vai a divulgação da cultura.
Agradecemos uma vez mais o seu alerta. Gostávamos só de acrescentar que human remains são «restos mortais»; e peneireiro pode também ser «homem que faz ou vende peneiras» ou «que trabalha com peneiras».
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações