Prezados Amigos do Ciberdúvidas.
Junto envio uma cópia do correio electrónico por mim remetido ao Sr. Primeiro-Ministro de Portugal [ver em baixo] e da resposta ao mesmo a mim mandada. Na mensagem peço ao mandatário lusitano que patrocine o Ciberdúvidas. É uma forma que encontrei de pressionar as autoridades de Portugal no sentido de que dêem ajuda ao valorosíssimo quão meritosíssimo Ciberdúvidas.
Esclareço que enviarei outras semelhantes a outras autoridades e entidades. Se todos os amigos do Ciberdúvidas fizessem o mesmo, talvez desse resultado positivo e concreto. Esclareço ainda que, na resposta a mim remetida, algumas letras foram decepadas, mas, na mensagem ao Sr. Primeiro-Ministro, elas estavam presentes.
Vida longa, longuíssima para o consultório electrónico de valor incalculável, o nosso adorado Ciberdúvidas.
Muito obrigado.
Exmo. Senhor
Prof. Doutor Rui Mateus Pereira
Chefe do Gabinete do
Secretário de Estado da Cultura
Cumpre-me remeter a V. Exa. o e-mail enviado ao Senhor Primeiro-Ministro por Ney Sobrinho.
Situando-se a matéria no âmbito dessa tutela, solicita-se que seja promovida a sua análise, dando conhecimento aos interessados do andamento que ao assunto vier a ser dado.
Com os melhores cumprimentos
Pel’O Chefe do Gabinete
Elsa Francisco
Assessoria Administrativa
Prezado Sr. Primeiro-Ministro.
Mui respeitosamente venho ante à presença de Vossa Excelência, pedir-lhe que o Governo Português, não obstante a crise econômica em Portugal e na Europa, financie de algum modo o sítio Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, o qual há vários anos tem sido um consultório gratuito de dúvidas sobre a Língua Portuguesa na Internet, muito contribuindo para conservar e divulgar o nosso Idioma em âmbito mundial. Sou brasileiro e há muitos anos consulto gratuitamente este sítio, tendo eu conseguido dirimir muitas dúvidas minhas de assuntos relativos à nossa língua comum.
Muitos e muitos brasileiros, portugueses, angolanos, moçambicanos, etc já fizeram o mesmo com proveito. Este consultório eletrônico foi fundado aí em Portugal pelos jornalistas João Carreira Bom, já falecido, e José Mário Costa, ambos de nacionalidade portuguesa.
O Ciberdúvidas entrou em férias e não sabe se voltará mais devido à falta de patrocinadores e de ajuda governamental. Certo da sensibilidade de V. Ex.ª para algo tão importante para a conservação e divulgação da Língua Portuguesa no mundo todo, tenho certeza que ordenará que se dê socorro ao sítio Ciberdúvidas, agora moribundo, a fim de que ele se recupere, fortaleça-se, não morra e continue a fazer o seu trabalho abnegado. Tenho certeza que determinará o financiamento do Ciberdúvidas por parte do Governo de Portugal. O Sr. José Mário Costa tem vários outros projetos de preservação e divulgação da Língua Portuguesa para os países lusófonos da África.
O sítio em apreço já se encontra também em várias redes sociais divulgando o nosso Idioma, além do que, tem já em curso projetos na área educacional. Se o Ciberdúvidas desaparecer, será uma grande perda para a Língua Portuguesa, para os países lusófonos, enfim, para a nossa cultura comum.
Muito Obrigado, Excelência. Atenciosamente.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações