Para que o Ciberdúvidas não desapareça - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Para que o Ciberdúvidas não desapareça

Prezados Amigos do Ciberdúvidas.

Junto envio uma cópia do correio electrónico por mim remetido ao Sr. Primeiro-Ministro de Portugal [ver em baixo] e da resposta ao mesmo a mim mandada. Na mensagem peço ao mandatário lusitano que patrocine o Ciberdúvidas. É uma forma que encontrei de pressionar as autoridades de Portugal no sentido de que dêem ajuda ao valorosíssimo quão meritosíssimo Ciberdúvidas.

Esclareço que enviarei outras semelhantes a outras autoridades e entidades. Se todos os amigos do Ciberdúvidas fizessem o mesmo, talvez desse resultado positivo e concreto. Esclareço ainda que, na resposta a mim remetida, algumas letras foram decepadas, mas, na mensagem ao Sr. Primeiro-Ministro, elas estavam presentes.

Vida longa, longuíssima para o consultório electrónico de valor incalculável, o nosso adorado Ciberdúvidas.

Muito obrigado.

 

Exmo. Senhor

Prof. Doutor Rui Mateus Pereira

Chefe do Gabinete do

Secretário de Estado da Cultura

 

Cumpre-me remeter a V. Exa. o e-mail enviado ao Senhor Primeiro-Ministro por Ney Sobrinho.

Situando-se a matéria no âmbito dessa tutela, solicita-se que seja promovida a sua análise, dando conhecimento aos interessados do andamento que ao assunto vier a ser dado.

 

Com os melhores cumprimentos

Pel’O Chefe do Gabinete

Elsa Francisco


Assessoria Administrativa

 

 

 

 

Prezado Sr. Primeiro-Ministro.

Mui respeitosamente venho ante à presença de Vossa Excelência, pedir-lhe que o Governo Português, não obstante a crise econômica em Portugal e na Europa, financie de algum modo o sítio Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, o qual há vários anos tem sido um consultório gratuito de dúvidas sobre a Língua Portuguesa na Internet, muito contribuindo para conservar e divulgar o nosso Idioma em âmbito mundial. Sou brasileiro e há muitos anos consulto gratuitamente este sítio, tendo eu conseguido dirimir muitas dúvidas minhas de assuntos relativos à nossa língua comum.

Muitos e muitos brasileiros, portugueses, angolanos, moçambicanos, etc já fizeram o mesmo com proveito. Este consultório eletrônico foi fundado aí em Portugal pelos jornalistas João Carreira Bom, já falecido, e José Mário Costa, ambos de nacionalidade portuguesa.

O Ciberdúvidas entrou em férias e não sabe se voltará mais devido à falta de patrocinadores e de ajuda governamental. Certo da sensibilidade de V. Ex.ª para algo tão importante para a conservação e divulgação da Língua Portuguesa no mundo todo, tenho certeza que ordenará que se dê socorro ao sítio Ciberdúvidas, agora moribundo, a fim de que ele se recupere, fortaleça-se, não morra e continue a fazer o seu trabalho abnegado. Tenho certeza que determinará o financiamento do Ciberdúvidas por parte do Governo de Portugal. O Sr. José Mário Costa tem vários outros projetos de preservação e divulgação da Língua Portuguesa para os países lusófonos da África.

O sítio em apreço já se encontra também em várias redes sociais divulgando o nosso Idioma, além do que, tem já em curso projetos na área educacional. Se o Ciberdúvidas desaparecer, será uma grande perda para a Língua Portuguesa, para os países lusófonos, enfim, para a nossa cultura comum.

Muito Obrigado, Excelência. Atenciosamente.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Brasil 1K