No meu tempo (e esta frase já diz qualquer coisa acerca da minha idade...) aluno da "primária"que desse erros de português não saía da 4.ª classe; hoje basta que saiba contar até dez e declinar o alfabeto, para ser considerado letrado.
Acresce, a este facto, a tendência para a invenção e, principalmente, para a originalidade (quase que apostava que foi um português que inventou a roda). Então, quando se fala de Língua Portuguesa, ganha quem for mais original. Originalidade que, por norma, se consubstancia em... asneira!
(…) Um "spot" televisivo mostrava Carlos Malato a apregoar "urbi et orbi" que o programa [da RTP] "Portugal no Coração" iria ser transmitido directamente de Paris, da Torre Eiffel e, para que não restassem dúvidas, «a noventa e cinco metros de altitude» (!). Ora, considerando a distância a que Paris se encontra do oceano, e isto é uma mera presunção, já que não estou ao corrente das características geográficas de França, suponho que o programa estivesse a ser transmitido... a partir do subsolo.
Claro que o JCM podia, perfeitamente, falar em 95 metros de altura, mas isso nada tinha de original. O homem que no "Um contra Todos" repete até à exaustão “logotípo” em vez de logótipo, não iria cair no plebeísmo de dizer que estava a 95 metros de altura. O que é grave, é que o "spot" passou várias vezes – o que significa que JCM não é o único ignorante na RTP. Valha-nos isso, ao menos.
Outro dos meus "calineiros" preferidos, é o Hélder Silva. Desde o "priúdo" até ao "reigbi", vale tudo. Um espectáculo.
Daí que eu venha propor que, para que não se diga que «em casa de ferreiro espeto de pau», o programa "Cuidado com a língua!" seja de transmissão obrigatória para o interior da RTP, devendo ser penalizados os locutores e/ou apresentadores faltosos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações