DÚVIDAS

Dicionários Médicos

Ainda bem que voltaram! O vosso trabalho é excepcional. Que este sítio na Internet nunca mais sofra nenhuma "agonia"!... Para bem de todos nós! Se a um cidadão vulgar e comum como eu for possível fazer qualquer coisa para ajudar a manter o Ciberdúvidas, digam por favor. Contem desde já comigo. Continuação de bom trabalho. P.S. - Na minha profissão, não conheço dicionários portugueses dedicados só à área clínica/médica. Sabem de algum?

Resposta

Há uma obra, frequentemente citada no Ciberdúvidas, de origem francesa mas com uma excelente adaptação portuguesa (de João Alves Falcato). Trata-se do Dicionário Médico, de Ludmila Manuila, Alexandre Manuila, P. Lewalle e M. Nicoulin (Climepsi Editores, Lisboa). E registamos, agradecidos, os cumprimentos.

N.E. - Entretanto, recebemos do consulente Mário César d'Abreu a informação de mais estes dois dicionários médicos em língua portuguesa: Dicionário Enciclopédico de Medicina em 2 volumes, de A. Céu Coutinho, ARGO Editora, Lisboa, 3ª edição (pode estar esgotado, mas encontra-se em diversas bibliotecas, inclusive na Biblioteca Nacional de Lisboa); Dicionário Médico Stedman Ilustrado, 2 volumes, Editora Guanabara-Koogman. Traduzido sob a direcção de Sérgio Augusto Teixeira, médico.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa