Gostaria de aproveitar esta ocasião para dizer que estou completamente de acordo com a opinião do nosso perito que diz: "Contrariando opiniões que recolhi e atribuem o fenómeno às telenovelas brasileiras, não cometerei grande erro se disser que já existia em certas camadas da sociedade portuguesa um preconceito sexista em relação a esta palavra. Um preconceito muito mais ténue do que no Brasil, mas lembro-me de uma «tia» me corrigir, na minha adolescência, por haver utilizado a sonora expressão «bicha do eléctrico». As telenovelas brasileiras não criaram, pois, o preconceito. Tê-lo-ão difundido um pouco mais. "Eu também me lembro perfeitamente de que, já na minha infância (tenho agora 50 anos), se dizia bicha para indicar uma fila (bicha de espera, etc.) e um homossexual (fulano é bicha). Portanto não temos que dizer que hoje não se pode usar bicha por causa da confusão com a palavra em português do Brasil.
Obrigada por esta fantástica oportunidade de trocar impressões e colher ensinamentos sobre a nossa língua maravilhosa.
Cf. : Bichas ou filas?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações