Um tal sr. Carlos Ferreira, da Suécia [ver Despautérios, em baixo], acha que é despautério punir quem escreve com os pés no espaço público. Chega mesmo ao (aí, sim) despautério de qualificar de fascistas quantos se insurgem contra os atropelos mais primários (primários até no analfabetismo insolente) da nossa língua, precisamente onde ela devia ser minimamente promovida. Pergunto ao sr. Ferreira se é também assim como ele advoga lá no país onde vive – conhecido, por sinal, pelas leis nada meigas contra, por exemplo, quem também acha que é da sua estrita liberdade conduzir alcoolizado, ou cuspir na via pública, ou estar-se nas tintas para os planos de ubanização e construir na sua real gana, etc. Ou muito me engano ou se o sr. Ferreira quisesse pôr um anúncio em sueco, escrito com os pés numa rua de Estocolmo, como eu leio o que anda por aí alarvemente exibido em Portugal, e, especialmente, no Algarve, de certeza que não repetia o atrevimento…petulante.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações