DÚVIDAS

Animosidade contra o Ciberdúvidas

Infelizmente o Cyberdúvidas deixou de ter qualquer utilidade para os utentes de fora já que com o novo formato, quaisquer referências dadas pela Net vêm parar aqui à primeira página em vez de nos levar à resposta, e além disso deixou de ter glossário. Como não responderam ao meu protesto anterior vou agora enviar este e-mail para os CTT para ver se eles deixam de gastar dinheiro dos meus impostos com um projecto tão inútil.

Resposta

Como saberá, o Ciberdúvidas (e não "Cyberdúvidas" ) é um serviço público, gratuito e universal, que, independentemente dos recentes apoios com que contou neste último ano, luta com imensas dificuldades para garantir a sua qualidade, reconhecida nestes dez anos de existência, em Portugal e em todo mundo lusófono.

Foi neste contexto de grandes dificuldades de meios que, mesmo assim, providenciámos a presente reestruturação gráfica e (especialmente) de todo o seu imenso acervo de textos, finalmente classificados tematicamente.

E embora este seja um trabalho longe ainda de estar terminado — pois está a ser levado a cabo no âmbito dos parcos recursos deste projecto —, já é possível assegurar valências e melhorias na pesquisa de todo o Ciberdúvidas que só por distracção ou má-fé não se reconhece. Principalmente tendo em conta, repetimos, a natureza deste serviço, único em todo o espaço da lusofonia: completamente gratuito e permanentemente acessível a qualquer  lusofalante, em qualquer canto do mundo, em prol da Língua Portuguesa.

Um outro problema com que nos debatemos, ainda, é a desactivação das ligações dos textos transferidos automaticamente da anterior base de dados do Ciberdúvidas. Estamos a refazê-las, agora, manualmente — um trabalho, como é fácil de perceber, muito demorado. Ainda por cima, está a ser desenvolvido o trabalho paralelo da classificação que não foi possível garantir aquando da transferência automática acima referida (na ordem de mais de 10 mil textos que estão a ser colocados manualmente no novo Ciberdúvidas), que, quando completada, permitir-nos-á contar, finalmente, com uma uma base de dados estruturada e funcional.

Se bem percebemos, a sua animosidade contra o Ciberdúvidas deve-se, em grande parte, ao facto de as  ligações de outros "sites" e/ou motores de busca, como o Google, reenviarem agora para a primeira página do Ciberdúvidas — e já não para um dado texto em particular. Para além de, também neste aspecto, estarmos a resolver esse novo problema técnico, será pedir demais que pesquise no novo motor de busca que se encontra logo na primeira página do novo Ciberdúvidas? E acha que, só por isso, o trabalho de dez anos do Ciberdúvidas não é merecedor de uma maior tolerância?

E não é verdade que o Glossário tenha deixado alguma vez de estar disponível.

Finalmente, cumpre esclarecer que não temos registo da sua mensagem anterior.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa