DÚVIDAS

A razão da dupla ortografia no Ciberdúvidas

Nas respostas (creio que apenas dos especialistas portugueses), creio não fazer muito sentido que, nas palavras onde as grafias portuguesa e brasileira diferem, se indique entre parêntesis as duas opções. Para além de dificultar a leitura, é informação redundante e que em nada contribui para a compreensão do enunciado. Há palavras para as quais há duas grafias, é tudo. Se sou portuguesa, escrevo de uma forma. Se sou brasileira, escrevo de outra. Parece-me simples. Vejamos um exemplo com o inglês europeu e o norte-americano: será que escrever "colo(u)r" é mais claro do que escrever "colour" ou "color"? A mim parece-me que não, bem pelo contrário, é mais confuso e até se presta a confusões. Há casos em que os parêntesis dentro das palavras são necessários, como por exemplo em "qual(is)" ou "professor(a)". Guardemo-los pois para quando são necessários, a bem da (boa) comunicação.

Resposta

Não tendo entrado (ainda) em vigor o Acordo Ortográfico, a realidade da Língua Portuguesa são as duas ortografias oficias, a do Brasil e a seguida pelos restantes países lusófonos. E embora o Ciberdúvidas seja um projecto de iniciativa portuguesa, ele foi concebido, dirige-se e é consultado nessa perspectiva lusófona — em qualquer canto do mundo e em qualquer altura onde houver alguém interessado em saber mais sobre este nosso idioma comum de oito povos, seja numa ou noutra variante ortográfica. O meio Internet assenta, por outro lado, nesta intemporalidade: o que se coloca em linha é para ser lido nunca sabemos por quem em concreto, qual a sua nacionalidade ou matriz ortográfica, quantas vezes e em que momento preciso. Não é por acaso, por isso, que o Ciberdúvidas recolhe no Brasil parte substancial dos seus acessos e uma aceitação dificilmente alcançável não fora o cumprimento escrupuloso desta sua marca identitária.

De qualquer modo — e concordando que o recurso aos parêntesis não facilita a leitura –, estamos a envidar esforços para encontrarmos a melhor solução técnica que permita um automatismo diferenciador de uma e outra ortografia, conforme a preferência de quem aceda ao Ciberdúvidas.


Cf. A dupla grafia

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa