Recensão não é a palavra mais adequada quando nos queremos referir à avaliação de um tema, pois ela significa a apresentação crítica de uma obra de carácter literário ou científico. A palavra mais exacta é análise e, sendo assim, recomendo a leitura da resposta Como fazer uma análise crítica, dada por Susana Correia e em linha no Ciberdúvidas desde 18-03-03, a qual contempla precisamente o aspecto da abordagem crítica de um tema, sistematizando o método que deve ser seguido e aconselhando a melhor maneira de o fazer. Quanto a livros que estão vocacionados para o ensino da língua portuguesa no ensino pré-escolar, nos quais se pode basear, menciono alguns: - As Letrinhas 1 - Iniciação à Leitura e Escrita, de Carlos Letra, Edições Gailivro, Lda. (Dá resposta às inovações programáticas com um conjunto de exercícios de grafismo e iniciação à leitura e à escrita.) - Caminhar Língua Portuguesa - Livro de Trabalho, de António Mota, Edições Gailivro, Lda. (Desenvolve o gosto pela escrita e pela leitura, as competências de escrita e de leitura, aspectos fundamentais da estrutura e funcionamento da língua.) - As Letrinhas /Colectânea de Textos, de Carlos Letra, Edições Gailivro, Lda. (Apresenta textos sobre os temas do Meio e as épocas do ano. Contém regras ortográficas e cartazes de gramática.) Entretanto, o Departamento da Educação Básica (então Direcção-Geral do Ensino Básico) lançou a publicação Falar Contigo, onde Dulce Rebelo e Maria Augusta Seabra Dinis relatam, de forma rigorosa e fundamentada, experiências vividas pelas crianças no jardim-de-infância e que constituem bons exemplos de situações propícias ao desenvolvimento de linguagem e da comunicação. Editadas igualmente por este Departamento, em 1997, aconselho também a leitura das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, que, sendo uma referência para todos os educadores da rede nacional de educação pré-escolar, constituem um conjunto de princípios para apoiar o educador nas decisões sobre a sua prática. Especificamente, encontra na área de conteúdo de Expressão e Comunicação, no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, orientações para a intervenção educativa no âmbito da aquisição da linguagem e comunicação (pp.65 a 73). Poderá aceder a esta publicação consultando a página do Ministério da Educação português no endereço www.deb.min-edu.pt (educação pré-escolar/publicações) fazendo a instalação do programa Acrobat Reader, directamente, a partir deste mesmo sítio. Sugere-se igualmente a consulta do livro Desenvolvimento e Linguagem, de Inês Sim-Sim, editado pela Universidade Aberta, e as obras de Margarida Alves Martins editadas pelo ISPA, que são um excelente referencial teórico para quem pretende aprofundar este assunto. P.S. – Agradeço à Dr.ª Conceição Baptista, do Núcleo de Educação Pré-Escolar do Ministério da Educação, todos estes dados preciosos.