DÚVIDAS

Valorar / valoração

Num trabalho recente, utilizei centenas de vezes as palavras "valorar" e "valoração", no sentido de "atribuir valor económico". O revisor do trabalho afirma que eu deveria ter utilizado "valorizar" e "valorização".

O único argumento que fui capaz de apresentar foi o de que na literatura económica o verbo "valorar" é usado com frequência. Reconheço que a argumentação é insuficiente e por isso decidi consultar-vos.

Resposta

O "Vocabulário da Língua Portuguesa" de Rebelo Gonçalves regista tanto o verbo valorar como o substantivo valoração. Alguns dos dicionários mais recentes também registam estes termos.

No entanto, o "Dicionário de Questões Vernáculas" de Napoleão Mendes de Almeida diz, na entrada Valorizar, o seguinte:

"Tanto com a significação de 'dar valor a', quanto com a de 'aumentar o valor de', a forma portuguesa é valorizar. Reservemos 'valorar' para quando escrevermos em espanhol.

"Da nossa legítima forma, os derivados valorização, valorizar."

Acrescento, porém, que, das obras consultadas, a de Napoleão Mendes de Almeida é a única que condena estes vocábulos.

Perante isto, só lhe posso dizer que Rebelo Gonçalves é um "bom argumento".

N.E.: O Dicionário da Porto Editora faz a seguinte distinção:

Valorar: «v. transitivo: 1. proferir um juízo de valor sobre; dar parecer sobre; 2. ponderar; avaliar; 3. valorizar; apreciar; estimar.»
Valorizar: «v. transitivo: 1. dar valor a; considerar importante; 2. aumentar o valor monetário de; 3. classificar com valores; v. reflexo: alcançar mais valor ou importância.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa