A Infopédia regista urtiga e diz que é, em botânica, «nome vulgar que designa diversas plantas herbáceas, pertencentes à família das Urticáceas, de folhas rugosas, elípticas e revestidas de pelos secretores de uma substância que provoca comichão e irritação ao entrar em contacto com a pele»; coloquialmente, «mandar às urtigas» é «não ligar nenhuma». A palavra deriva «do latim urtīca-, idem».
Em relação a ortiga, a mesma obra diz que é antiquado e tratava-se de «canhão que atirava pelouros de pedra»; em botânica, remete para urtiga, a forma preferível. Diz ainda que a palavra vem igualmente «do latim urtīca-».
O Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), da responsabilidade do ILTEC, acolhe as duas formas.
O Aulete Digital regista urtiga, dizendo que é, em botânica, «nome comum às plantas do gên. Urtica, da fam. das urticáceas, que têm pelos que causam irritação à pele, cultivadas para extração de fibras ou para uso medicinal (...)». Quanto a ortiga, considera que é «forma popular e muito difundida, tanto em Port. como no Bras., de urtiga» ou «grande peça de artilharia que atirava pelouros de pedra».
O Dicionário Eletrônico Houaiss, por sua vez, acolhe apenas urtiga.
Assim, a forma preferível, em botânica, é urtiga, sem condenar o uso popular de ortiga.