DÚVIDAS

Tunesinos, silvenses, paredenses, etc.

De acordo com o ... Acordo Ortográfico, tal como chamamos aos naturais de Sines sinienses e aos de Torres torrienses (e por motivo outro – origem romana – atenienses aos de Atenas) deveríamos dizer tunienses (Tunes, Algarve), silvienses (Silves), paredienses (Paredes) – que não paredenses (da Parede), fanzerienses (Fânzeres), montienses (Montes) (em vez de tunenses, silvenses, paredenses, fanzerenses e montenses, quiçá por analogia com a formação correcta – julgo eu – em vaguenses de Vagos, fraguenses de Fragas, avisenses de Avis, viseenses de Viseu e salreenses de Salreu)?

Grato pela ajuda que possam dar-nos.

Parabéns e augúrios de longa vida na excelente ciberdefesa da nossa Língua que vêm praticando.

Resposta

Os naturais de Tunes (África) são tunesinos (não confundir com tunisinos, os da Tunísia). Não vejo por que motivo os da Tunes algarvia não hão-de ser também tunesinos, e não acho, aliás, registado tun(i)enses. Silvenses está correcto, bem como paredenses (sem i); não encontro mont(i)enses, vaguenses está bem, não acho fraguenses nem fanzer(i)enses; viseenses é o certo, salrenses não encontrei, avisenses está correcto, bem como torrienses. Há torrenses para os naturais de Torre-de-Coelheiros. Na dúvida, é de seguir a opinião de quem nasceu nas terras, pois pelo menos usam o que a tradição lhes manda. E também não há regras muito seguras, como se vê!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa