Trintanário
Antes de mais nada, gostaria de manifestar a minha mais profunda e sincera alegria pela volta do preciosíssimo sítio Ciberdúvidas, tão útil a todos nós lusófonos do mundo todo.
Gostaria de consultá-los sobre o termo "trintanário".
Segundo os dicionários da língua portuguesa, trintanário era o fâmulo que, outrora, ia nas carruagens, sentado no banco dianteiro e externo, ao lado do cocheiro. Competia-lhe a tarefa de abrir e fechar a porta do veículo, para que os passageiros pudessem entrar ou sair. Esse lacaio ainda tinha a função de, eventualmente, entregar recados. Diante dessa definição, surgiu-me uma dúvida: aqueloutro serviçal que, em certas carruagens, ia na parte externa e traseira desses carros, sentado em um banco ou em pé sobre um estribo, exercendo as mesmas funções do trintanário, também recebia a denominação de trintanário ou era designado por outro nome. Resolvi consultar o Museu dos Coches, aí de Portugal, que me respondeu.
Segundo informou-me o referido museu, esse criado era o "moço da tábua". Tábua, nesse caso, deve ser o estribo, uma pequena plataforma sobre a qual subia esse empregado que, aliás, segundo o mesmo museu, segurava em umas correias, para não cair.
Tudo isso pareceu-me muito tosco. Tenho visto, em ilustrações, carruagens finas, com servidores bem vestidos, sentados em bancos traseiros e externos.
Nas cortes da Inglaterra e da Espanha, isso existe até hoje, razão pela qual duvido da informação do Museu dos Coches.
É por isso que desejo o veredicto confiável do Ciberdúvidas sobre esse assunto.
