Transversalidade é um substantivo formado do adjectivo transversal e do sufixo –(i)dade, com o significado de “qualidade de transversal”, sendo transversal algo que passa de través, que segue direcção transversal ou oblíqua, que atravessa.
Transdisciplinaridade não é termo que apareça registado em dicionários. Aparece, sim, o termo interdisciplinaridade, que significa qualidade do que diz respeito, simultaneamente, a duas ou mais disciplinas ou áreas de conhecimento.
A palavra transversalidade em contexto escolar assume uma significação diferente da palavra interdisciplinaridade. Aquela é mais ampla e pretende referir algo que, na essência, percorre várias áreas do saber, independentemente de uma intervenção exterior. Por exemplo, a Língua Portuguesa tem um carácter de transversalidade em relação a todas as disciplinas do currículo dos alunos, visto que a aprendizagem nas diversas disciplinas se faz utilizando a língua, e os próprios saberes são por ela veiculados.
Em contrapartida, o termo interdisciplinaridade assume uma significação mais restrita de conjugação de actividades envolvendo algumas disciplinas que tratam aspectos diferentes de um mesmo assunto, ou assuntos que exigem conhecimentos adquiridos noutras disciplinas.