Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Tradução de duas expressões latinas

Qual é o significado da frase «Pacta sunt servanda»? E o de «Ceteris paribus»?

João Fernandes Estudante Tomar, Portugal 6K

Ceteris paribus é uma expressão latina que significa «deixando inalterados(as) os(as) restantes (elementos, factores, condições, circunstâncias, variáveis, etc.)». É muito utilizada em vários ramos do saber (economia, física, filosofia, etc.) quando se efectuam análises ou suposições. Lê-se "kéteris páribus" (de acordo com a pronúncia restaurada, a mais aconselhável) ou "séteris páribus" (segundo a pronúncia tradicional, ainda a mais habitual fora dos meios universitários e dos círculos latinistas).

Pacta sunt servanda é um axioma jurídico que significa «os contratos são para cumprir». Num sentido mais lato, pode traduzir-se por «os pactos/acordos/tratados são para respeitar». Ou seja, trata-se de um axioma mais citado do que seguido…

Gonçalo Neves