Como não refere o nível de ensino e aprendizagem dos alunos do A.T.L., não sei se as sugestões que apresento irão ao encontro do pretendido. Por outro lado, não conheço, naturalmente, tudo o que se tem publicado sobre este assunto, pelo que receio omitir alguma obra importante.
Com esta reserva, refiro o seguinte:
1. Este assunto é objecto de uma publicação do Ministério da Educação – Direcção Geral dos Ensinos Básico e Secundário, intitulada Materiais de Apoio aos Novos Programas de Língua Portuguesa – 2.º e 3.º Ciclos - Ficheiros de Jogos, Técnicas e Exercícios de Comunicação Oral, Escrita Lúdica, Escrita por Modelo e Funcionamento da Língua, 1993, publicação esta distribuída nas escolas e constituída por sugestões práticas muito claras e interessantes.
2. As editoras portuguesas de livro didáctico têm, nesta área, publicações de cariz teórico e prático, que poderão ser úteis.
3. Algumas obras diversas:
– AFONSO, Fernanda - Aprender a Dominar a Escrita. Lisboa: Texto, 1998.
– CONTENTE, Madalena – A Leitura e a Escrita: estratégias de ensino para todas as disciplinas. Lisboa: Editorial Presença, 1995.
– FAYOL, M. – Le récit et sa construction. Neuchâtel-Paris : Delachax et Niestlé, 1985.
– FAYOL, Michel – “Pour une didactique de la rédaction: faire progresser le savoir psychologique et la pratique pédagogique.”, in Repères, 63. Paris, 1984.
– FERREIRO, Emília e PALACIO, Margarita G. (coord.) – Os Processos da Leitura e da Escrita, novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
– GARCIA-DEBANC, Claudine - “Processus rédactionnels et pédagogie de l’écriture.”, in Pratiques, 49. Metz: CRESEF, 1986.
– JOLIBERT, Josette (coord.) – Former des enfants producteurs de textes. Paris: Hachette-Écoles, 1988.
– KATO, Mary – No Mundo da Escrita, uma perspectiva psicolinguística. S. Paulo: Editota Ática, 1987.
– LAVERRIÈRE, Jacques, SANTUCCI, Monique et SIMONET, Renée – 100 fiches d’expression écrite et orale à l’usage des formateurs. Paris : Les Éditions d’Organisation, 1979.
– MEYER, Jean-Claude et PHELUT, Jean-Louis – Apprendre à écrire le Français au collège. Lyon: CEPEC, 1985.
– PETITJEAN, André – “Apprentissage de l’écriture et travail en projet.”, in Études de Linguistique Appliquée. Paris: Didier, 1985.
– REI, J. Esteves - Curso de Redacção I e II. Porto: Porto Editora, 1994.
– REIS, Maria Leocádia – “Escrever é preciso...”, in Palavras, 10. Lisboa: APP, 1987.
– RODARI, Gianni - Gramática da Fantasia, Lisboa: Caminho,1999.
– SCHNEDECKER, Catherine – “Résumer: gammes d’activités”, in Pratiques, 72, Metz: CRESEF, 1991.
– SERAFINI, Maria Teresa – Como se Faz um Trabalho Escolar. Lisboa: Editorial Presença, 1986.
– SILVA, Maria Alda Loya Soares - Iniciação à Comunicação Oral e Escrita. Lisboa: Editorial Presença, 1986.
– VANOYE, Francis – Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. São Paulo: Martim Fontes, 1993.
– VIGNER, Gerard – Éléments pour une pédagogie de la production écrite. Paris: Cle International, 1982.
– WEISS, François, et al. – Activités écrites 1, 2, 3. Paris : Hatier international, 1985.
– WRAY, David e LEWIS, Maureen – Aprender a ler y escribir textos de infomación. Madrid: Ediciones Morata, 2000.