Sotaque/palavras do Brasil usadas em Portugal - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sotaque/palavras do Brasil usadas em Portugal

Gostaria de saber se a palavra sotaque é usada em Portugal. Também (se possível) dar uma pequena lista de palavras de uso recente em Portugal, mas de origem brasileira.

Duílio de Almeida Portugal 5K

Sotaque é uma palavra portuguesa ainda hoje usada em Portugal.
Existem muitas palavras originariamente portuguesas que, tendo caído em desuso, voltam a surgir hoje em dia por influência das telenovelas brasileiras. Estou a pensar no uso de perua (mulher pateta, inútil e excessivamente enfeitada) que volta a ouvir-se em Portugal com o sentido que lhe dão no Brasil. De palavras de origem apenas brasileira não consigo encontrar muitas: a expressiva bagunça; a tremenda cafajeste; a engraçada pilantra. Bunda também entrou no vocabulário corrente mas ao que parece não é originária do Brasil. Virá do quimbundo angolano.

Teresa Álvares