Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre o apelido Magoito

Gostaria de saber a historia do sobrenome Magoito, pois só encontro referência ao mesmo no Diccionario d´Appellidos Portuguezes (1908). Associando ao nome a «povoação nossa». Porém, não existe rasto de família com esse nome na Aldeia de Magoito e nem no lugar de Magoito em Castro Marim. Se puderem ajudar, agradeço.

Luís Magoito Comercial Setúbal, Portugal 4K

Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (vol. II), de José Pedro Machado, o apelido Magoito tem origem no topónimo com o mesmo nome de Castro Marim ou de Sintra.

Como ocorre com frequência, este deve ser um dos apelidos que resultam do nome dado a alguém que morava em Magoito. Repare-se na citação apresentada por José Pedro Machado: «morador em Magoute».

Eunice Marta
Tema: Origem de nomes próprios Classe de Palavras: nome próprio