DÚVIDAS

Se preparar / preparar-se, de novo

A minha dúvida, ou antes indignação, prende-se com a pergunta com o título acima, levantada por outro cibernauta. Eu estou estupefacto com os disparates que todos os burros que apresentam noticiários ultimamente desataram a praticar, i.e., ofendem-se as regras da língua com constantes frases do género: "Não sabe como ele chama-se..."!
Onde é que vamos parar? Porque não mandam essas criaturas fazer cursos intensivos de Português?
Já não nos chegava a influência nefasta das telenovelas brasileiras? Pois as pessoas já começam a dizer o que a outra "falou" – a palavra dizer começa a deixar de se ouvir. Já nada se "diz", falou ...

Resposta

Estes comentários do consulente são reveladores da preocupação pela defesa da língua enquanto elemento de cultura de um povo.

Sem pretender desculpar o mau uso da língua, deverei, no entanto, lembrar que os factores que contribuem para que tal aconteça são muitos e diversos, sendo por vezes os transgressores da norma mais vítimas do que responsáveis. Creio que todos gostariam de dominar a sua língua e que ninguém erra deliberadamente.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa