DÚVIDAS

Resume-se

Gostaria de saber como é que eu posso saber quando é que devo escrever o "se" junto ou separado dos verbos. Por exemplo: resumese ou resume-se? Sei que a segunda é que está certa, mas como é que posso explicar a alguém que não as sabe diferenciar?

Obrigado.

Resposta

Escrevemos assim, porque são duas palavras. Ora vejamos esta frase:

(1) Isto resume-se em poucas palavras.

Aqui, o se é uma partícula (ou palavra) apassivante, porque apassiva o verbo. Isto é, resume-se é igual a é resumido. O facto de ser igual a é resumido, não quer dizer que fique bem dizermos assim. Digamos, pois, isto resume-se, e não é resumido.

Outra prova de que o se é uma palavra, está bem patente na frase seguinte:

(2) Isto não se resume em poucas palavras.

Introduzimos na frase um advérbio de negação. Este facto levou-nos a recuar a posição do se. Se ele mudou de posição, é porque é uma palavra como outra qualquer. Sendo este se uma palavra, é evidente que não o podemos ligar inteiramente a outra palavra. Também não escrevemos, por exemplo, «umarosa», mas sim uma rosa.

O se também pode ser um pronome pessoal reflexo, como por exemplo nesta frase:

(3) O João feriu-se.

Esta frase mostra que a acção de ferir se reflectiu na própria pessoa que a praticou -- no João. Por isso, este se é um pronome pessoal reflexo. Como é uma palavra como outra qualquer, não a podemos unir inteiramente à palavra anterior.

Se introduzirmos um advérbio de negação nesta frase, o se tem aqui forçosamente que recuar:

(4) O João nunca se feriu.

Isto prova que este se é também uma palavra como outra qualquer.

Outra prova em como o se não se pode ligar inteiramente a resume está no seguinte: Se escrevêssemos «resumese», teríamos de ler /resúmeze/, porque o se fica entre vogais. Bem sabemos que não podemos dizer assim.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa