DÚVIDAS

Registo/registro

Numa pergunta anterior encontrei a palavra "registro", que me soou bastante mal, mas como o consulente era brasileiro admiti a hipótese de esta ser a grafia do Brasil. E de facto encontrei esta forma numa resposta de Amílcar Caffé. Como não duvido da competência deste consultor, julgo ser esta a forma aceite no Brasil. A minha questão é a seguinte: Como é que "registro" foi derivado de "registo", caso não tenha sido ao contrário e porquê usar esta forma que me parece tão desajeitada?

Resposta

Em primeiro lugar, a forma desajeitada é sempre aquela que não é a sua. Para um brasileiro, falar em registo parece um erro. No entanto, o próprio dicionário Aurélio aceita a palavra usada em Portugal, mas como derivada da forma registro. A forma mais antiga é a que se manteve no Brasil, vinda do latim medieval "registru", provavelmente através do francês "régistre".

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa