DÚVIDAS

Recorde

Estou há muito tempo com uma dúvida em relação à grafia e pronúncia da palavra "recorde" que por mais que saiba que ela se escreve e se pronuncia assim, quando assisto à TV vejo que os jornalistas famosos insistem em falar "récorde", já passei inúmeros “e-mails” para a TV Globo, os quais fui ignorado, assim peço sua ajuda de maneira a continuar com a minha consciência tranquila e ter a certeza absoluta que o correto é "recorde" e não "récorde", ou será que as duas formas estão corretas.

Resposta

A palavra inglesa “record” já está adaptada à nossa comum língua na forma recorde, sem acentos gráficos, em várias obras de referência, portuguesas e brasileiras (ex.: Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, Vocabulário da Academia Brasileira de Letras). Assim, deve pronunciar-se com tónica em ¦kó¦ (paroxítona: terminação e). Para se pronunciar *¦récorde¦ (proparoxítona) teria de ser acentuada, segundo as bases das regras ortográficas que vigoram nos nossos dois países (e as que vigorarão no novo acordo).

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa