DÚVIDAS

Previsional e provisional, de novo

Permitam-me uma achega à resposta publicada há dias. Há dois sentidos para o termo "provisional" (Dic. Porto Editora electrónico): "referente a provisão", que está ausente da vossa resposta, e "provisório", que está presente na mesma. Ora, é precisamente o primeiro sentido aquele que causa confusão, pois constituir uma "provisão" num orçamento destina-se precisamente a "prever" meios para efectuar uma despesa previsível. Penso que qualquer pessoa com conhecimentos de contabilidade melhores do que os meus poderá tentar esclarecer se há alguma diferença (subtil ou não) entre as duas palavras.

Resposta

Conforme a 10.ª edição do "Dicionário" de Morais, há previsional e provisional.

O adjectivo previsional liga-se ao verbo prever, pois deriva de previsão. Significa que está nas previsões legais. Eis uma frase do referido dicionário: "... caberá presidir à regência previsional".

O adjectivo provisional tem, de facto, que ver com provisão, pois que assenta no latim "provisione(m)", acção de prover a, precaução, previdência, provisão, abastecimento; cuidados, providências.

Provisional significa, pois, referente a provisão, que se faz por provisão; relativo a provisão; provisório.

Não parece que "constituir uma provisão num orçamento" se destine a prever meios para efectuar determinada despesa, mas sim a prover.

Se empregarmos previsional, então sim, teremos clara a ideia de prever, e poderemos falar de constituir uma previsão.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa