A palavra pretensão tem, segundo o dicionário da Academia, sentidos ligeiramente diferentes quando ocorre no singular ou no plural. Assim, no singular, significaria desejo, aspiração: «Tem a pretensão de apresentar um trabalho válido», enquanto no plural se aproximaria de aspiração infundada: «Tem pretensões de mostrar que é um grande conhecedor de vinhos.»
Numa pesquisa pelo ‘corpus’ Cetempúblico, se pude verificar que ambas as palavras pretensão e pretensões são usadas com relativa abundância (encontrei cerca de 2500 ocorrências tanto de uma como da outra), já não encontrei evidências que comprovem a diferença de sentido:
(1) a segunda onde trago para o debate a minha experiência sobre o problema, na pretensão de ser objectivo e rigoroso nos aspectos que relato. Ext 48966 (clt, 95b)
(2) Não têm pretensões a ser uma banda pop ou rock ou outra coisa: tudo «depende de fazerem aquilo de que gostam». Ext 286540 (clt, 94a)
(3) Só assim se poderá ter alguma pretensão a ver reduzido o número de casos mortais registados no nosso país, em crianças entre os 0 e os 14 anos. Ext 1161582 (clt-soc, 93a).
Relativamente à construção que coloca à consideração do Ciberdúvidas, importa desde já assinalar uma diferença entre a regência da palavra no singular e no plural.
No singular, a construção mais frequente sempre que a palavra vem seguida de preposição, e esta, de um verbo no infinitivo, é: a pretensão de, sendo a palavra antecedida de artigo e precedida da preposição de, por sua vez seguida de um verbo no infinitivo, como em (1). Esta estrutura ocorre em 342 situações das 434 em que pretensão é seguida da preposição de.
No plural, sempre que há um verbo no infinitivo, a estrutura é pretensões a + infinitivo, como em (2).
Esta construção, menos frequente do que a anterior, ocorre em 62 frases das 138 em que pretensões é seguido da preposição a.
Para além do exposto, não vislumbrei diferenças de sentido significativas entre as duas construções. Realço, no entanto, um conjunto pouco significativo de ocorrências, essas sim, potencialmente marginais, em que pretensão no singular é seguida da preposição a + infinitivo, como em três, talvez por influência das outras duas construções.
Em conclusão, a frase «Tenho pretensões a chegar a presidente» está correcta.