Prefixos: uso do hífen - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Prefixos: uso do hífen

Desculpe pela minha falta de clareza. A minha pergunta é: Gostaria que me apresentassem uma lista de prefixos, dizendo quando usá-los e o que eles significam.
Ex.: recém exige hífen. E outros?

Marcelly Brasil 1K

A sua pergunta foi muito clara. Só que o que pede é tão vasto que não cabe numa página destas. Existem mais de cem prefixos, muitos deles com vários significados. Poderá consultar qualquer gramática ou prontuário, onde obterá a informação que deseja. Se quiser restringir o âmbito da sua pergunta, terei todo o gosto em responder-lhe.

No entanto, como apresenta como exemplo um radical com o qual se podem formar palavras sempre com hífen, vou referir-lhe os prefixos que formam palavras sempre com hífen, ou porque têm acento gráfico, ou com determinado significado:

Prefixo

Significado

Exemplos

 

além-

para lá de, em posição posterior, no espaço ou no tempo

além-mar, além-mundo

 

aquém-

para cá de

aquém-Atlântico, aquém-fronteiras

 

co-

a par de, quando o 2.º elemento possui vida autónoma

co-autor, co-herdeiro, co-incineração

 

ex-

estado anterior, cessação, extinção

ex-marido, ex-ministro

 

pós-

após, depois de

pós-graduação, pós-verbal

 

pré-

antes de, prévio

pré-história, pré-romantismo

 

pró-

a favor de

pró-independência

 

recém-

há pouco tempo

recém-chegado, recém-nascido.

 

 

Maria Regina Rocha